Ergam os olhos... larguem o balde!
Uma reflexão sobre João 4,28-35
O encontro de Jesus com a mulher samaritana é cheio de significados e tem muito a nos ensinar. É uma passagem muito conhecida pelos católicos, pois mostra, entre outras coisas, que para o cristão não há pessoas melhores ou piores, já que Jesus sendo judeu, conversou com uma mulher samaritana, diante de uma realidade social em que judeus e samaritanos não se entendiam muito bem. Outro ponto de destaque é que Jesus fala de uma água viva: "Quem bebe desta água vai ter sede de novo, mas quem beber a água que eu vou dar, nunca mais terá sede."
Mas a sequencia desta passagem bíblica é a reflexão que propomos em nossa primeira reunião do ano. Um trecho que passa muitas vezes despercebido, mas que mostra a atitude que devemos ter como cristãos leigos.
Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: "Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?" (Jo 4,28-29)
"Eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita." (Jo 4,35)
Nos trechos acima encontramos uma mensagem clara e motivadora. Ao ter uma experiência com Jesus, que certamente tocou seu coração, a samaritana não pensou duas vezes: foi ao encontro do seu povo para anunciar o Messias, a boa nova. Ela "largou o balde" e foi evangelizar.
Muitas vezes nos negamos a largar o nosso balde. Ficamos presos as coisas do mundo, as desculpas, e deixamos de evangelizar. Mas Jesus alerta: "ergam os olhos e olhem os campos".
Precisamos olhar mais para o povo, para nossa comunidade, para as necessidades da construção do reino de Deus. Ergam os olhos, parem de olhar somente para si, para o seu problema, para a sua vida. O cristão precisa ir além, olhar o que ninguém olha, ver aquele que está abandonado, esquecido.
Esta bonita passagem extraida da palavra de Deus é uma ótima motivação para iniciarmos bem este ano. É o desejo de toda a equipe de coordenação do Grupo Renascer.
Paz e bem!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial